RAC - Race Academy Cars
Academia de carros de corrida no módulo Slot.
RESUMO HISTÓRICO
A RAC "Race Academy Cars" foi fundada por Carlos Serra em 1986 como marca de produção de carros miniatura á escala 1:43 dedicada á competição de auto-modelismo em pista elétrica denominada de CPAM "Campeonato Privado de Auto Modelismo" co-fundado por Carlos Serra e Henrique Fonseca, fundador da Fontec.
Desenvolveu até 1990 miniaturas auto em 1:43 para pistas de sistema Steering com carroceria em metal branco e com a denominação R1 "motor em linha" e R2 "motor transversal" com tração traseira denominada por TR.
A RAC viria a desenvolver em 1990 o conceito de tração total para a unidade R3 denominada INTEGRALL e que nunca viria a competir por interrupção do campeonato CPAM por tempo indeterminado devido a restruturação do sistema de pista.
Em 2003 e depois de um interregno de vários anos, a RAC retomou a produção de Chassis de Alumínio, desenvolvendo o sistema 4x4 herdado do projecto "INTEGRALL" poduzido agora para o sistema de pista SLOT na escala 1:32.
Nasceu assim o 1º carro de Slot 1:32 com sistema de Cardans proporcionando Tração Total e Direção Ativa ao mesmo tempo!!
Estreando no novo CPAM em 2004 o modelo utilizado, um McLaren F1 da Ninco foi então denominado Rac McLaren Hi-Tech R3 cuja performance resumiu-se ás especificações técnicas originais, injustiçadas por um chassis embora brilhantemente construído em alumínio mas totalmente inadaptado á filosofia Slot!
Em 2005 a RAC viria a despedir-se abruptamente do CPAM após a primeira corrida desse ano, abrilhantada pelo novo desenvolvimento do sistema de chassis e tração total apresentado com o RAC McLaren 4WR - 4.
Nos últimos 5 anos, a RAC dedica-se inteiramente ao desenvolvimento tecnológico dos sistemas mecânicos e elétricos nomeadamente os novos desenhos de cardans, vários sistemas de suspensão independente, chassis de Alumínio perfurado e mais recentemente a um sistema de Diferêncial com semi-eixos, tanto traseiro como dianteiro!
A possível aparição da RAC ou de sua sub-equipa QUASAR no Campeonato CPAM POWER SLOT, deverá materializar-se por consequentes testes de todos os sistemas desenvolvidos que a RAC possa vir na resultante apresentar!
Na filosofia atual, a RAC contempla o uso de Piloto externo, dinamizando a vertente binómio Tecnologia/Competitividade!
História do Projeto RAC
A Rac surge no ano de 1986 quando o Carlos e o Henrique congeminavam um campeonato de carros de pista eléctricos!
Definido o nome, a escala e os parâmetros técnicos, surge no ano de 1987 o primeiro campeonato organizado e onde se estreava o primeiro carro Rac, donominado R1. Tratava-se de um Lancia 037 Rallye à escala 1:43 em metal branco fabricado pela Vitesse. O chassis era Lc mas personalizado nos semi-eixos e jantes dianteiras com tampão cromado. O motor foi turbinado com micro hélice no rotor para efeitos de refrigeração a ar!
Em !989, ao segundo campeonato a Rac apresenta pela primeira vez dois carros com chassis Rac tipo CCR “Chassis comercial Rac” respectivamente num Lamborghini Coutach e num BMW M1 até à estreia do oficial Lancia 037 com chassis Vitesse/Rac, o R2. e que constituiu a sensação do ano! Foi o primeiro carro com motor transversal por cima do eixo traseiro, um boneco a pilotar e com 4 jantes em alumínio com o símbolo da Rac esculpido!
Em 1990, projecta vários protótipos denominados CTR, TR, DR e o ambicioso INTEGRALL. Estas denominações referiam o tipo de transmissão e posição do motor nos carros. O R2 herdava o sistema TR. O CTR era de tracção traseira por eixo longo e motor dianteiro, tal como o DR de tracção dianteira. Este, como o INTEGRALL às 4 utilizava cardans Rac nas rodas dianteiras facultando a direção e transmissão no trem dianteiro. O sistema de direção possuía servos electró-mecãnicos independentes, bem como mono-diferenciais do tipo “Box”. Todos estes mecanismos podem ser vistos no museu da Rac. A patente do protótipo denominado INTEGRALL iria ser utilizada anos mais tarde para o campeonato 3 em 2005.
Com o interregno de quinze anos, esta patente iria servir de plataforma arquitectural para o WR3. Assim, e dado à alteração de escala para 1:32 sistema de calha denominado Slot 32, a Rac viria a construir o tracção total com cardans e direcção activa por meio de uma barra de direcção ligada ao patilhão! A carroceria Lancia viria a ser substituída pelo MacLaren F1. O Rac WR3 viria a dar início à tipologia Hi-Tech WR de tracção total e direcção ativa, caso único no Slot internacional!
O alto centro de gravidade do chassis do WR3 iria ser corrigido por uma nova concepção “Double Down”, dando origem ao chassis WR4 do Rac MacLaren de 2005.
Nos testes efectuados a Rac concluiu que esta versão 4 com mecânica Hi-Tech mais evoluída resulta no modelo mais eficaz de sempre do seu historial. Com motor dianteiro, o 4WR-4 possuía controle de estabilidade regulável do eixo traseiro até ao ponto da sua estabilização completa! No GP 1 de 2005 o ponto ESP do 4WR estava só a 40% do seu espectro. O centro de gravidade do chassis encontrava-se a 3mm do solo e o seu fundo a 2mm deste! A carroceria baixou 25% do Ninco original tal como a latitude do aileron!
Atualmente e sem participação definida em campeonatos Slot, a Rac desenvolve novos cardans a rolamentos corrigindo as folgas de direção sob discos pressores usados no WR3 Hi-Tech, novos conceitos de suspenção independente e um sistema de diferêncial inovador! O chassis foi tambem desenvolvido numa placa de alumínio perfurado, leve e de alta precisão mecanica facultando a baixa gravidade e o balanceamento da carroceria!
Nossos utilizadores
A Rac pretende motivar todos aqueles que, sendo aficionados dos Slot cars, se interessem por mecãnica e tecnologias aplicáveis de forma a evoluir e desenvolver o Hobby das competições Slot em todo o mundo!
